Araguanã é um município brasileiro localizado na mesorregião Oeste Maranhense, na microrregião do Pindaré. Limita-se ao Norte com os municípios de Nova Olinda do Maranhão; a Leste com o município de Pedro do Rosário; a Oeste com o município Santa Luzia do Paruá e ao Sul com o município de Zé Doca.

Araguanã surgiu em 1959, tendo com fundador o senhor Antônio Farias. Porém sabe-se que no século XX, os índios Ka’apor já habitavam as terras que hoje correspondem esta cidade. Devido ter surgido as margens do rio Turiaçu, o povoado ficou conhecido inicialmente como Turi, mais tarde o garimpeiro Tunico Maciel conheceu um lugar chamado de Araguanã no estado do Pará, achou bonito e sugeriu esse nome para o povoado até então conhecido como Turi.

Na década de 1960, a SUDENE chega para colonizar a região do Alto Turi. Esta teve papel muito importante no desenvolvimento do povoado Araguanã. Porém não encontrou apoio no lugar, razão pela qual se retirou.

Não foi apenas em Araguanã que a SUDENE não obteve apoio. Outras cidades do Alto Turi como a Vila Chapéu de Couro (hoje cidade de Governador Newton Bello) e Bom Jardim, por exemplo, a SUDENE também foi rejeitada. O motivo da rejeição se deu em razão de um boato, que afirmava que este órgão era comunista. Essa atoarda assustou toda a população do Alto Turi, que nem ao menos sabiam o que significava a palavra comunista.  

Outro fato importante na história de Araguanã foi a idealização da BR 316 na década de 70, que contribuiu significativamente para o desenvolvimento econômico do lugar.

Através da lei Nº 6.171, de 10 de novembro de 1994, o povoado Araguanã, alcança a independência política, sendo desmembrado do município de Zé Doca.

Religião

Padre Nunes afirma que dentre as religiões que se destacaram na história de Araguanã uma foi a Umbanda, religião afro-brasileira, que nos primórdios da cidade chegou a ter vários terreiros de Umbandas, sendo os maiores o terreiro do senhor Zé Davi e do senhor Atanásio. No terreiro do senhor Atanásio no período de Natal era realizada uma festividade que atraia várias localidades da Baixada Maranhense. Outra religião que em Araguanã se confundi com a história da própria cidade é o Catolicismo. De acordo com Padre Nunes a organização da comunidade católica aconteceu em 1970 através da Professora Dozinha e do Senhor Edimundo que neste ano construíram a primeira igreja de taipa dedicada a São Sebastião.

Em 1972 o comerciante Amadeus mandou fazer a frente da Igreja de alvenaria, mas a mesma caiu logo em seguida. Em 1973 o senhor Esmeraldo, pedreiro da localidade, construiu a igreja que durou até o início de 2013.

Já a história da igreja Nossa Senhora Aparecida, que está às margens da BR 316, segundo Padre Nunes provém da compra de uma casa do senhor Raimundo que a comunidade católica fez. Depois que a comunidade comprou esta casa a Senhora Dozinha foi morar nesta.

Frei Luiz, primeiro pároco de Zé Doca, convidou a comunidade para fazer uma nova igreja ao lado da igreja de São Sebastião. Após um tempo Frei Luiz decide fazer a nova igreja no lugar da casa onde Dona Dozinha morava. Desta forma, em 1982 é construída uma nova igreja católico em Araguanã que depois é dedica a Nossa Senhora Aparecida através do Padre Serafim.

Em 2000, Padre Sebastião Duarte construiu a torre da Igreja Nossa Senhora Aparecida, que permanece até hoje. Em janeiro de 2006 chega para residi na comunidade Padre Francisco Costa Morais, embora a comunidade não sendo elevada à categoria de Paróquia. Desta forma, em 21 de março de 2013 a Diocese de Zé Doca cria a Paróquia São Sebastião e Nossa Senhora Aparecida no município de Araguanã e oficializa Padre Francisco como primeiro pároco da nova paróquia.

Padre Francisco constrói uma nova igreja de Nossa Senhora Aparecida conservando a torre da antiga igreja. No início de 2013 começa construí a nossa igreja de São Sebastião e várias capelas no interior aumentando assim o catolicismo com um verdadeiro trabalho missionário (Padre Elinaldo Cardoso Nunes).

Economia

A pecuária é uma das principais atividades econômicas do município, sendo que a criação de gado bovino é a principal atividade pecuarista.

O extrativismo animal, é outra importante atividade econômica, com destaque para pesca no rio Turiaçu, que desde do princípio sempre foi uma importante fonte de renda para a população araguanense.

Comentar

O seu endereço de e-mail não será publicado.