Bairro Fluminense, Nova Conquista, MA – 2019

Nova Conquista é um povoado da zona rural, localizado no oeste do município de Zé Doca. Está dividido em quatro bairros: Alto do Chico Mano, Centro, Nova Jerusalém e bairro Fluminense.

História

Fundado pelo Sr. Francisco Mano Lima Silva, o povoado desencadeou vários conflitos no início de sua formação. Um fato que ficou marcado foi a morte do esposo de uma senhora, razão pela qual o lugar ficou conhecido inicialmente como centro da viúva.

Nova conquista é o maior povoado do município de Zé Doca, sua população carrega um sonho antigo de alcançar a independência política. São anos de luta, porém até os dias atuais ainda obtiveram êxito.

Cultura de Nova Conquista

No mês de junho acontece a tradicional festa junina, uma das principais manifestações culturais do povoado. Em fevereiro é realizado o carnaval marcado por muita alegria, fantasias e blocos carnavalesco que animam Nova Conquista por três dias.

A Vaquejada, esporte onde os vaqueiros mostram suas habilidades no derrubada do boi, é realizado nas fazendas localizadas proximidades de Nova Conquista, como no Povoado Limão.

Existe ainda a Capoeira e o Bumba-meu-boi conhecido na região como Boiada.

Economia de Nova Conquista

Agricultura é a principal atividade econômica em Nova Conquista. Os agricultores ainda utilizam técnicas tradicionais (foice, enxada e arado) para a execução desta prática. A pecuária é outra importante atividade econômica, com destaque para a criação de bovinos.

Extrativismo madeireiro já foi uma forte fonte de renda em Nova Conquista, porém vem perdendo espaço devido a escassez de árvores, dando espaço para o surgimento de novas atividades econômicas como a piscicultura, que nos últimos anos cresceu significativamente. Na piscicultura, ganha-se destaque a criação de espécies como o Tambaqui, a Tilápia e a Pacu.

Culinária de Nova Conquista

Os pratos típicos de Nova Conquista são preparados a partir de ingredientes como a vinagreira, a abóbora, a mandioca, a pimenta, a cebola, o feijão, carne bovina, suína, peixe e galinha. Dentre os pratos típicos do povoado podemos destacar, o baião de dois, o arroz de maria-isabel, a pamonha e o açaí.

Mais imagens de Nova Conquista

[modula id=”168″]

Comentar

O seu endereço de e-mail não será publicado.