Anajatuba
Anajatuba é um município brasileiro que está localizado na mesorregião Norte Maranhense, na microrregião da Baixada Maranhense. Limita-se ao Leste com os municípios Santa Ritas e Itapecuru Mirim; ao Sul com Miranda do Norte e Arari. O município ocupa uma área territorial de 1.117 km².
História de Anajatuba
As terras que hoje correspondem à cidade de Anajatuba foi uma aldeia habitadas por índios da etnia Tupi. Esses índios viviam basicamente da coleta, da caça e da pesca. Durante o período colonial os índios Tupis sofreram acossa por parte dos colonizadores portugueses, que necessitavam de mão de obra escrava.
Devido as perseguições, os índios foram se afastando, deixando assim, as terras livres para os colonos, que foram avançando aos poucos, em busca de locais apropriados para a criação de gado bovino.
Ainda durante a colonização, missionários jesuítas se estabeleceram nos limites do atual município Itapecuru Mirim, com o objetivo de catequizar os índios que habitavam naquelas redondezas. Teria sido a companhia que deu nome ao lugar, cujo significado provém da língua Tupi, “anajá” (palmeira Anajá, conhecida também como Inajá), “Tuba” (muito, abundância, cheio) ou seja Anajatuba significa terra abundante de Anajá.
Através da Lei Provincial n° 359, de 22 de julho 1852, Anajatuba é elevada à categoria de vila (Vila de Santa Maria). Na ocasião, foi desmembrada do município de Itapecuru-Mirim. Em 1933, o município foi extinto e anexado ao território de Rosário. Somente em 1938 Anajatuba foi elevada à categoria de cidade.