Edilson da Conceição é um cantor, compositor e repentista brasileiro. Nasceu no dia 20 de dezembro de 1972, no município de São Luís Gonzaga, estado do Maranhão. Começou a tocar com 9 anos de idade, com uma viola confeccionada em lata de doce, feita pelo pai.

O pai de Edilson, era repentista natural de Missão Velha, Ceará. É considerado o maior incentivador e referência para Edilson da Conceição. Além do pai, o cantor Bartô Galeno e a dupla sertaneja Zezé Di Camargo e Luciano, influenciaram também, a vida do artista.

Em 1987, Edilson com 15 anos de idade, perdeu o pai e em razão desse triste acontecimento, ele abandona o sonho de se tornar um cantor famoso e passa a trabalhar em garimpos e fazendas.

Em Belém, passou a trabalhar vendendo livros e no ano de 1996, a pedido de um amigo ele volta a cantar com a nome artístico de Amado Edilson, gravando nesta cidade um vinil e dois discos com músicas de vários gêneros misturados, como Brega, Forró e Xote, porém não obtém sucesso.

De volta ao Maranhão e quase desistindo da carreira, Amado Edilson grava um CD caseiro a pedido dos amigos que insistiram e pagaram a gravadora. Neste disco Amado Edilson grava músicas de Vaquejada rimadas, um estilo de música que já cantava com o pai. Passado algum tempo, ele recebe um convite da gravadora Som Tropical, que ouviu o disco caseiro e resolveu apostar em seu potencial.

No ano de 2000, através da gravadora Som Tropical, é lançado um novo disco de Amado Edilson. Para a surpresa de todos, três meses depois do lançamento, o disco chega a marca de 100.000 cópias vendidas, o que rendeu ao cantor seu primeiro disco de ouro. O disco tinha como principal sucesso, a canção “Blusa Amarela”. A música, segundo ele conta, que fez inspirado em um relacionamento que teve com uma moça no passado. Porém, a mãe dela não apoiava o namoro, e por este motivo a moça foi se afastando aos poucos até que o relacionamento chegou ao fim.

Amado Edilson possui uma grande devoção à Nossa Senhora de Aparecida. Segundo ele conta que, encontrou uma imagem da Santa, em uma moita de Juruparana enquanto trabalhava. Ele então, fez uma promessa à santa e desde de então, não para de fazer sucesso. Essa devoção é narrada na música “Nossa Senhora de Aparecida”, lançada em 2015 no disco “Sentido de viver”.

Comentar

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *