A arte indígena está presente na dança, na música, nos objetos usados em rituais, nos utilitários, nas pinturas corporais e na decoração dos instrumentos musicais. É transmitida socialmente, através de observação. Os mais novos observam os mais velhos.

A arte é feita com materiais naturais do ambiente em que vivem como a Argila (usada para fazer a cerâmica), as palhas (usada para fazer cestos, abanos, esteiras, miçangas), as fibras (usada para fazer redes), as tintas naturais (usada na pintura corporal), as penas coloridas das aves (usada para fazer vestimentas e na ornamentação corporal), frutos e sementes (usados para fazer instrumentos musicais, colores, pulseiras e brincos).

Cada artefato indígena possui uma utilidade, nada é feito por acaso, a cerâmica por exemplo, é usada para preparar ou guardar alimentos, ou ainda para depositar os mortos (urnas funerárias).

Quanto a pintura corporal, dependendo da tribo pode ter diferentes significados. É usada geralmente para proporcionar cura, proteção, demarcar lugares sociais, indicar diferenças de gênero, de idade, ou ainda distinção de um clã, ou para manifestar uma necessidade de mudança.

Dança

A dança indígena está ligada ao sobrenatural, a fatos e acontecimentos. Está presente em rituais e em cerimônias sagradas.

O compasso é quase sempre o mesmo. Um dos pés bate mais forte no chão, marcando o ritmo da dança e da música. A dança indígena é executada para marcar a passagem do jovem à idade adulta, para pedir chuva, para saudar aqueles que chegam à aldeia, para celebrar o amadurecimento de frutas, para homenagear os mortos, para agradecer uma colheita, uma boa pescaria ou ainda para espantar doenças e epidemias.

A dança é praticada geralmente em grupos. As mulheres por sua vez, não participam de danças sagradas, esta é executadas pelos pajés ou grupos de homens.

As danças indígenas envolvem músicas, pintura corporal, comidas, e outras expressões artísticas.

Música

A música, assim como a dança, está ligada ao sobrenatural, ao universo transcendente e ao mágico. Está presente em todos os rituais religiosos. É usada com finalidades de socialização, em cultos, em ligação com os ancestrais, exorcismo, magia e cura. Para executar as músicas é utilizado instrumentos de sopro e percussão, como flautas, chocalhos, apitos etc.

Comentar

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *