Bom Jardim é um município brasileiro localizado na microrregião do Pindaré no oeste do Maranhão. Limita-se com os municípios de Monção, Açailândia, Tufilândia, Pindaré Mirim, São João do Caru, Governador Newton Bello, Alto Alegre do Pindaré, Itinga do Maranhão e Centro Novo do Maranhão. 

História

José Pedro Vasconcelos
Fotógrafo: Desconhecido

No dia 4 de outubro de 1959, o cearense José Pedro Vasconcelos se estabelece onde mais tarde se tornaria Bom Jardim. No início, existia apenas a picada da BR 22, atual BR 316, tudo era mata. O principal transporte da época eram animais (mulas, jumentos e cavalos). As viagens para outras localidades podiam levar dias ou até mesmo semanas.

Como era de costume, na época, chamar uma determinada vila de centro seguido pelo nome de fundador, Bom Jardim foi inicialmente chamado de Centro do José Pedro ou simplesmente de Centro do Zé Pedro. Mais tarde por julgar que o povoado não ser só seu, José Pedro mudou o nome do lugar junto população para Belo Jardim e depois para Bom Jardim, devido considerar a povoação um bom lugar, de terra boa e Jardim em razão da quantidade de Ipês que coloriram o povoado e tornava o lugar parecido com um jardim.

Bom Jardim no principio possuía uma terra de solo fértil, uma flora sem igual e uma grande variedade de caças. Razões estas, que motivou o crescimento pequena vila, em um ritmo acelerado.

José Pedro Vasconcelos, o fundador de Bom Jardim, faleceu no dia 2 de outubro de 2002, na cidade de Rio Preto da Eva, Amazonas.

SUDENE

Na década de 60, instala-se a SUDENE (Superintendência do Desenvolvimento do Nordeste) que tinha como principal objetivo orientar essa população migrante, apresentando-lhes assistência técnica, demarcando terras para o pequeno lavrador, evitando assim a sua expulsão e a penetração dos grileiros e grandes fazendeiros.

Outro objetivo era de promover o desenvolvimento socioeconômico da área, elevando o padrão de vida da população através do aumento da renda familiar, da produtividade agrícola, assistência educacional e médica. Três anos depois de sua instalação a SUDENE, já havia construído uma unidade de assistência médica, uma Escola Estadual Unidade Integrada além de programas que visava o bem estar social, fazendo com que Bom Jardim crescessem muito populacionalmente em um curto período de tempo. Porém, as autoridades políticas da época, acreditavam que a SUDENE tinha ligação com os comunistas, e por esta razão, acabaram por expulsá-la de Bom Jardim.

Emancipação Política

Bandeira de Bom Jardim
Brasão de Bom Jardim

A emancipação veio através de um acordo entre a população e o político José Sarney, que prometera caso fosse eleito governador do Maranhão, elevar Bom Jardim à categoria de cidade. Tudo ocorreu como esperado, José Sarney foi eleito em 15 de Novembro de 1965, com uma expressiva margem de votos e como havia prometido tratou de cumprir a promessa que havia feito com a população de Bom Jardim.

Com a promulgação da Lei nº 2735, de 30 de dezembro de 1966, sete anos após sua fundação, o povoado Bom Jardim passou à categoria de cidade. Em 14 de março de 1967, foi realizada sua instalação pública. A partir desta data, Bom Jardim adquiriu sua autonomia política, ganhando com isso mais recursos como município criado.

Bom Jardim emancipou com 750 eleitores (segundo Batista Feitosa). Foi com a coordenação de José Sarney que João Batista Feitosa assumiu o cargo de Interventor por dois anos; tudo isto, com o compromisso de coordenar e financiar toda a campanha da candidatura a Prefeito de Gildásio Ferreira Brabo.

Tomou posse o seu primeiro governante, João Batista Feitosa, nomeado a interventor do município pelo Governador do Estado, José Sarney.

A instalação da primeira Prefeitura no município foi em uma das casas do fundador do lugar, cedida por ele e sua esposa Euzamar Oliveira Vasconcelos localizada na Avenida José Pedro.

Hino de Bom Jardim

Oh! Bom Jardim cidade querida

Terra altaneira de encantos mil

Torrão glorioso do meu Maranhão

Tua riqueza enobrece o Brasil


Bom Jardim! Bom Jardim

Bom Jardim! Terra de encantos mil

Bom Jardim! Bom Jardim

Bom Jardim! Terra de encantos mil


Quão importante são teus afluentes

Banham teu solo Rio Carú e Pindaré

Os Guajajaras teus primeiros habilitantes

Te conduziram as veredas do saber


Bom Jardim! Bom Jardim

Bom Jardim! Terra de encantos mil

Bom Jardim! Bom Jardim

Bom Jardim! Terra de encantos mil


A grandeza da tua agricultura

Que nos ajuda a lutar sem temer

Somos teus filhos com muito orgulho

Te amaremos bravamente até morrer


Bom Jardim! Bom Jardim

Bom Jardim! Terra de encantos mil

Bom Jardim! Bom Jardim

Bom Jardim! Terra de encantos mil

Composição: Jesus Tavares Pinheiro e Maria de Fátima Queiroz Pinheiro

Galeria

Referências:

Professor: Adilson Motta

Comentar

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *