O fato mais marcante na história de São João do Caru, foi o sonho inacreditável que acabou acontecendo, a emancipação política, sendo este, desmembrado do município de Bom Jardim.

A EMANCIPAÇÃO POLÍTICA

Bandeira de São João do Carú. A bandeira possui um fundo amarelo e um círculo branco no centro. Há quatro triângulos verdes, ligando os cantos bandeira ao círculo no centro, cada triângulo possui uma das bordas branca. Na vertical, centralizados, há dois trapézios verdes, um superior e outro inferior, ligados ao círculo do centro. Na horizontal, centralizados, há dois trapézios, um do lado esquerdo e outro no lado direito, ligado ao círculo do centro. Quanto ao círculo do centro, este possui mais dois círculos menores dentro de si. O círculo do centro possui um livro na parte inferior, há dois galhos, um no lado esquerdo e outro no lado direito. Na parte superior duas enxadas e dois anzóis. O segundo círculo está escrito 'São João do Carú, Maranhão". O último círculo está há uma imagem com um rio, palmeiras de babaçu, bovinos e um sol ao fundo.
Bandeira de São João do Carú
Brasão de São João do Carú. O Brasão possui uma estrela grande ao fundo com pontas coloridas em verde e amarela. Há acima da ponta superior, na ponta do lado direito e na do lado esquerdo, uma estrela pequena estrela preta. Sobre as duas pontas inferiores da estrela há um desenho de um machado e uma enxada. No meio da estrela grande há um mapa do maranhão onde está desenhado a bandeira do Brasil e do Maranhão lado a lado e uma frase onde se lê "São João do Carú, Maranhão"
Brasão de São João do Carú

A luta pela emancipação política era uma constante na vida de cada caruense, principalmente das lideranças políticas aqui constituídas. Após décadas de lutas e frustrações, finalmente em 1994, acontece o tão sonhado plebiscito. Assim, “Fica criado, pela Lei Estadual Nº 6.125, de 10 de novembro de 1994, o município de São João do Caru, com sede no Povoado São João do Caru, desmembrado do município de Bom Jardim, subordinado à Comarca de Bom Jardim, tendo com gentílico caruense ou são joanense”.

São João do Caru teve sua emancipação em 1994, quando aconteceu o plebiscito, respaldado na lei nº. 6.125, votada e aprovada na Assembleia Legislativa do Estado do Maranhão, em 11 de Novembro do mesmo ano, e sancionada pelo Governador da época, José Ribamar Fiquene, surgindo assim um município independente de Bom Jardim.

Somente em 1997, foi instalado o município, logo após eleições municipais.

1° mandato (1997 -2000)

Em 03 de outubro de 1996, ocorre a primeira eleição municipal, concorrendo à chefia do poder executivo os senhores: Manoel Meireles, Sebastião Matos, Marcos Viana e James Ribeiro de Sousa, sendo eleito este último com um total de 1.434 votos.

Para o quadriênio de 1997 a 2000, os poderes do município de São João do Carú-ma, ficou assim constituídos:

Prefeito: James Ribeiro de Sousa

Vice-prefeito: Francisco Andrade de Lima

Vereadores: José Rodrigues Neto – (Dedezão) presidente

José Abreu de Oliveira (marinheiro) – vice-presidente

Carlos alberto Pinto Pereira (Carlos do meleiro) – 1º secretário

Severo Albuquerque Moreira (Severin) – 2º secretário

José Maria de Sousa (Zé Elias)

Cláudio Tavares de Matos (Claudionor)

Antônio Joaquim Nascimento (Antônio Davi)

Antônio Paulo Alves do Nascimento (Antônio Ramalho)

Raimundo de Sousa (Currupião)

2° mandato (2001 -2004)

Final do ano 2000, o município teve outra eleição, concorria o cargo de prefeito: Antônio Joaquim Nascimento e James Ribeiro de Sousa. James se elege novamente com um total 2.827 votos. A cidade ficou governada pelas seguintes pessoas:

Prefeito: James Ribeiro de Sousa

Vice-prefeito: Francisco Andrade de Lima

Vereadores: Antônio Paulo Alves do Nascimento, Erisvaldo Cavalcante de Lima, Francisco Batista Gomes, Francisco de Assis Rodrigues Santos, Francisco Wilame, Vasconcelos Passos, Ivanete da Costa Vieira, José Arimateia Macedo Costa, José Bezerra da Silva, José Maria de Sousa.

3° mandato (2005 -2008)

Final do ano 2004 houve eleições municipais novamente, concorreram o cargo de prefeito José Maria de Sousa, Malrinete dos Santos Valério e Edinaldo Prado Nascimento. Sendo eleito este último com um total de 3.459 votos.

Prefeito: Edinaldo Prado Nascimento

Vice-prefeito: Carlos Celso Ribeiro Vieira

Vereadores: Elias Antônio de Andrade, Erisvaldo Cavalcante de Lima, Francisco de Assis Rodrigues dos Santos, Francisco Wilame Vasconcelos Passos, José Viana do Nascimento, Maralice Almeida Pinto, Plácido de Sousa, Raul Dantas Ferreira, Antônio Andrade Camelo.

4° mandato (2009 -2012)

Final do ano 2008 ocorreram as eleições municipais, concorreram o cargo de prefeito de São João do Carú, Alexssandra Sousa Simião Viana, Alison Luiz Camporez, Edinaldo Prado Nascimento, Jamil Ribeiro de Souza, José Rodrigues Filho e Samuel da Conceição Nunes. Alison Luiz Camporez, o Bidú se elegeu com um total de 2.635 votos.

Prefeito: Alison Luiz Camporez (Bidú)

Vice-prefeito: Francisco de Melo Rodrigues

Vereadores: Alex Cavalcante Lima, Antônio Andrade Camelo, Antônio Marcos da Silva Araújo, Erisvaldo Cavalcante de Lima, José Cruz Jacome, Maria dos Milagres Pessoa da Silva, Mauro Bezerra Silva, Raimundo Nascimento Costa.

5° mandato (2013 -2016)

Final do ano 2012 ocorreram as eleições municipais, concorreram o cargo de prefeito de São João do Carú os senhores: Jadson Lobo Rodrigues e Alison Luiz Camporez. Sendo eleito o Jadson Rocom um total de 3.813 votos.

Prefeito:  Jadson Lobo Rodrigues

Vice-prefeito: Antônio da Silva Pereira

Vereadores: Hercilio Pereira dos Santos Junior, Manoel Francisco Cabral, Ideilson Pereira Lima, José Maria de Sousa, Alex Cavalcante Lima, Geraldo Nunes de Castro, Francivaldo Macedo Costa, Naianne Coelho da Silva Borges, João Batista dos Santos Silva, Raimundo Nascimento Costa, Afrânio Paes de Melo

6° mandato (2017 – 2020)

Final do ano 2016 ocorreram as eleições municipais, concorreram o cargo de prefeito de São João do Carú: Marcos Antônio Pontes de Alcântara, Jadson Lobo Rodrigues e Francisco Vieira Alves. Sendo eleito este último com um total de 3.993 votos.

Prefeito: Francisco Vieira Alves

Vice-prefeito: Geraldo Nunes de Castro

Vereadores: Maralice Almeida Pinto, Hercilio Pereira dos Santos Junior, Tatiane Fernandes de Lima, Natanael Silva e Silva, Ideilson Pereira Lima, Maria Bezerra Prado, Alex Cavalcante Lima, João Batista dos Santos Silva, Vanuza de Amorim Ferreira, Raimundo Nascimento Costa, Francivaldo Macedo Costa

Francisco Vieira Alves, teve seu o mandato cassado pela Câmara Municipal. O vice-prefeito Geraldo Nunes Castro, assume a prefeitura de São João do Carú, em fevereiro de 2018. Porém, naquele mesmo ano, devido complicações de saúde, Geraldo Nunes Castro, sofre um infarto e morre no domingo, dia 01 de julho, aos 42 anos.

Francisco Vieira assume novamente a prefeitura.

Comentar

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *