Belezas Naturais do Maranhão que você precisa conhecer
O estado do Maranhão possui uma grande variedade de tipos de vegetação, o que torna o estado com grandes belezas naturais. Só no Maranhão você vai encontrar Floresta amazônica, Cerrado, Caatinga, Manguezais, campos e a famosa Mata dos Cocais, bioma que tornou o Maranhão conhecido como a terra das palmeiras. Além da diversificada vegetação, o estado conta com grandes bacias hidrográficas, diferentes climas e relevos.
Parque Nacional da Chapada das Mesas

O Parque Nacional da Chapada das Mesas é uma área de preservação dentro do cerrado maranhense, cujos planaltos lembram o formato de mesas de pedra. Esse parque é rico em espécies de animais e plantas.
Entre os atrativos turísticos podemos destacar o Poço Azul e as belas cachoeiras existentes neste parque, como por exemplo, a cachoeira do Santuário, Cachoeira do Itapecuru, cachoeira de São Romão e a Cachoeira da Prata.
Além disso, há também a Cachoeira de Santa Bárbara, localizada no município de Riachão, com 70 metros de queda d’água. A cachoeira recebeu esse nome por causa de uma grande pedra, cujo formato lembra uma santa. Essa pedra divide a queda d’água, formando um enorme véu.
Parque Nacional dos Lençóis Maranhenses

Os Lençóis Maranhenses é um deserto paradisíaco composto por dunas de areias brancas, formadas pela ação do vento e das chuvas. As dunas são entremeadas por lagoas de água doce e muito claras. Um lugar sem igual no mundo.
São 155 mil hectares que se estendem por três municípios maranhenses: Barreirinhas, Santo Amaro e Primeira Cruz.
Os Lençóis Maranhenses foi cenário para os filmes, Casa de Areia, Vingadores: Guerra Infinita, Vingadores: Ultimato e também para um episódio de Largados e Pelados.
Floresta dos Guarás

A Floresta dos Guarás é um pequeno ecossistema parte da floresta Amazônica, que fica localizado no litoral ocidental do Maranhão. O lugar possui extensos manguezais e uma grande variedade de aves, o que torna sua flora e fauna riquíssima.
Conhecida pela famosa revoada dos guarás, a região integra a Área de Proteção Ambiental Reentrâncias Maranhenses e abrange os municípios de Cururupu, Cedral, Guimarães e Porto Rico.
Delta do Parnaíba

Conhecido como Delta do Parnaíba ou Delta das Américas, está localizado entre os estados do Maranhão e do Piauí. São 2.700 km² de área, sendo que 65% ficam no Maranhão, distribuídos nos municípios Paulino Neves, Tutóia, Araioses e Água Doce do Maranhão.
O delta é a foz do Rio Parnaíba que forma cinco ramificações e desemboca no Oceano Atlântico. A região possui mais de 70 ilhas, é formada por mangues, dunas, lagoas, praias e igarapés.
Praias Maranhenses

O Maranhão é o estado com a segunda maior faixa litorânea do Brasil, com 640 km de extensão. O estado, portanto, possui um grande número de praias ao longo do seu litoral, como a Praia do Atins (Barreirinha), Praia Araçagi (São José de Ribamar), Praia de Araoca (Guimarães), Praia do Calhau (São Luís), Praia de São Marcos (São Luís), Praia Carimã (Raposa) e Praia da Barra (Tutóia). Devido à forte incidência dos rios e da vegetação de mangue e florestas, as praias maranhenses costumam apresentar águas com aspecto barrento.