Conheça a história e os benefícios da bebida mais consumida no mundo.

Sem dúvidas o café é o queridinho de muitas pessoas. A bebida pode ser consumida de várias formas, seja frio, geladinho, expresso com leite (cappuccino), comum, doce, amargo, acompanhado com um bolo, pão francês, pão de queijo ou até mesmo sozinho. A verdade é que o café já faz parte da vida das pessoas principalmente no início da manhã. Os benefícios que a bebida possui vão além de sabor e energia, e se for consumido de forma moderada o café pode ser um ótimo aliado à saúde.

Para começar, a bebida é feita a partir dos grãos torrados do fruto cafeeiro que segundo uma das lendas, foi descoberto por um pastor de cabras etíope, denominado Kaldi. A planta nativa das regiões altas da Etiópia teve as suas primeiras sementes trazidas para o Brasil no século XVIII por Francisco de Melo Palheta após uma viagem a Guiana Francesa. A fama se espalhou tanto que em alguns períodos da década de 1980, o café era a segunda mercadoria mais negociada no mundo por valor monetário, ficando atrás apenas do petróleo. Vale lembrar que o Brasil não é o país que mais consome o café, pois segundo a Organização Internacional do Café, quem ganha o pódio desse consumo é a Finlândia. MAS CAALMA! Por outro lado no Brasil, segundo a Associação Brasileira da Indústria de Café (ABIC), a bebida é a segunda mais consumida, perdendo apenas para a água.

 Os benefícios que o café oferece:

Estimula a perda de peso, dá energia, ameniza sintomas de Parkinson, Reduz risco de AVC, Melhora a visão, evita o câncer, afasta os problemas cardíacos, previne diabetes dentre outros.

Mulheres grávidas e quem tem gastrite deve evitar a bebida.

Já os que adotam o hábito de beber café diariamente, ingerem uma série de nutrientes. Mas deve-se novamente ressaltar que o consumo deve ser feito de maneira moderada para não comprometer a saúde. Segundo especialistas e pesquisadores, A quantidade máxima recomendada diariamente deve ser de 400mg de cafeína que equivale a três ou quatro xícaras médias de café coado.

Seguindo essas recomendações você pode aproveitar tranquilo aquele cafezinho sem medo de ser feliz!

E por falar em felicidade… Já tomou o seu cafezinho hoje?

Comentar

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *