Nutricionista Márcia Liotto explica como ter uma alimentação sustentável e saudável

Pensar no futuro das próximas gerações é essencial. É urgente a necessidade de práticas sustentáveis que visem diminuir impactos negativos em nosso planeta. Desse modo, devemos evitar desperdícios, economizar água, reciclar lixo e optar por fontes renováveis de energia.

Na alimentação, algumas práticas ajudam a evitar a escassez ou o esgotamento dos recursos dos nossos planetas. Rejeitar o uso de embalagem plásticas, consumir orgânicos e aderir práticas alimentares como o vegetarianismo e veganismo, que evitam o consumo de carne ou derivados de animais, contribuem para um planeta mais sustentável. Isso porque a produção de carne é um perigo para nosso planeta. Os animais emitem gases do efeito estufa. Além disso, a pecuária consome muita água e é a principal responsável pelo desmatamento no Brasil.

Para falar sobre a importância da alimentação sustentável, práticas alimentares como veganismo e vegetarianismo, processos alimentares e distúrbios alimentares. Conversamos, por aplicativo de mensagem, com a nutricionista e psicóloga Márcia Liotto, graduada em Nutrição (2018) e Psicologia pela Universidade Ceuma (2002), membra do IBNF (Instituto Brasileiro de Nutrição Funcional) e pós-graduada em Terapia Cognitivo Comportamental pelo Child Behavior Institute of Miami.

Qual a importância da alimentação sustentável?

A importância de ter uma alimentação sustentável é exatamente pela preocupação com o meio ambiente. Preservar o nosso planeta, além de promover mais saúde. Então o mais importante é o ponto de provocar menos impacto ambiental, produzir menos toxinas ambientais, utilização de menos agrotóxicos etc…

Sobre os desperdícios de alimentos, qual é a forma correta de aproveitar e quais os alimentos mais recomendados para esse processo?

Primeiro, temos que nos atentar com a qualidade e a quantidade. Para não ter um desperdício em grande escala, nós precisamos ter consciência na quantidade dos alimentos.  A melhor forma de reaproveitar os alimentos são com algumas cascas, folhas etc. Existem hoje em dia bastante receitas com casca de bananas e folhas. Um exemplo é a casca de banana que podemos utilizar para fazer farinha, a própria casca de laranja pode ser reaproveitada para fazer azeite e também as folhas que podemos estar fazendo chá. 

Como reaproveitar o óleo de cozinha?

O melhor reaproveitamento é para fazer sabão. Não é aconselhado reaquecer nem mais de uma vez o óleo de cozinha. Na realidade, o óleo de soja é uma gordura extremamente saturada. 

Em meio a pandemia, em razão do estresse e da ansiedade, pessoas passaram a consumir mais comidas não saudáveis, por que isso aconteceu?

A pandemia trouxe outra pandemia de depressão e ansiedade. Isso gerou o que nós chamamos de comer emocional: descontar na comida aquela ansiedade, preocupação, aquele medo.  Geralmente as pessoas quanto com o “comer emocional” procuram alimentos mais calóricos, pois nosso cérebro pede alimentos mais calóricos e ricos em açúcar. Isso momentaneamente traz um certo conforto, pelo aumento do neurotransmissor Serotonina.

Existem várias segmentações dentro do vegetarianismo, qual a diferença entre eles?

Na verdade, existem vários tipos de vegetarianismo. O vegetariano é aquele que consome mais vegetais, e menos animais. Então, tem o vegetariano restrito, muito parecido com o vegano, ele não consome nada de origem animal. Existe o lactovegetariano: só come coisas de origem animal e o leite. Tem o ovolactovegetariano, que consome ovo, leite, queijo, manteiga e vegetais. E para terminar existe o vegano que não come nada de origem animal, vestuário, cosméticos etc.  

Para quem pretende ser vegano, por onde deve começar?

Geralmente as pessoas vão começando aos poucos. Lógico que tem pessoas que de um dia para outro decidem mudar assim. Porém, ela corre o risco de passar por vontade, por desejos. Referente ao hábito alimentar, tudo vai ser em relação ao conhecimento e planejamento. Saber quais alimentos possuem mais proteínas, quais alimentos são necessários para você naquele dia e o que você precisa suplementar.

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